Oração Pagã

Acendeu uma vela. Quis fazer uma oração, mas não sabia exatamente qual seria seu conteúdo. Pensou em fazer um pedido, mas não se sentiu confortável em aceitá-lo, caso fosse atendido. Cogitou agradecer, mas não sabia exatamente pelo que estaria grata. Fazia ideia nenhuma de quais realizações em seu cotidiano poderiam ser produto de uma intervenção divina. Não quis ser injusta com o acaso, tampouco com o destino.

Talvez uma oração pronta facilitasse as coisas, pensou. Então, buscou um rosário empoeirado e resgatou na memória uma oração pré-fabricada qualquer. Depois da terceira conta, tacou o apetrecho religioso pro lado. Aquilo lhe parecia ridículo, ficar ali, repetindo palavras sem força para si, sabe-se lá com que propósito.

Apagou a vela. Aquela chama a incomodava, não mais que a inutilidade daqueles atos de falta de fé. Então, tomou uma decisão. Tornaria-se ateia. Se a fé não estava ali presente, certamente sentiria-se melhor na não obrigação dela.

Foi aí que percebeu algo que considerava impossível de sentir. A falta de crença também a incomodava. Não que sentisse impulsos de dobrar seus joelhos e rogar a qualquer divindade, mas não acreditar em nada era bem mais assustador. Confiar somente a si os rumos que a vida tomasse era responsabilidade demais. Coisa que mortal algum mereça. Domar o próprio destino… não se sentia pronta para isso.

Pensou um pouco. E, como quem faz uma grande aposta, suava. Pegou o telefone.

– Você acha que existe um ser que nos rege?

– Eu acho. Respondeu a voz do outro lado.

– E como posso ter certeza disso? Perguntava, aflita.

– Não se pode ter. Já te disse isso algumas vezes. Talvez somente na morte teremos essa certeza. E nem isso nos é garantido.

Desligou, desapontada. Correu até a janela num impulso de quem se jogaria para encerrar a dor da dúvida.

Mas, os gestos aos poucos tornaram lentos. Abaixou-se e buscou o rosário empoeirado.

Rezou. Mesmo sem saber como e por que.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s