Era para ser uma estória de amor

Encostou os sapatos do lado esquerdo da poltrona, e dessa vez não era o habitual scarpin verde musco com o qual já estava acostumado a tropeçar. Era um tênis, cinzento, como aquela manhã. Olhei bem seu rosto distraído e notei o quanto os anos lhe tinham sido cruéis. Nunca percebi a maneira triste como seus olhos piscavam, como sua boca contraia-se quando estava concentrada em algo. Suas mãos pareciam tremer enquanto se esforçava para amarrar os sapatos. Pensei em ajuda-la, em segurar suas mãos, mas não tive coragem. A cena seria desnecessária e ainda mais cruel que o tempo que a fez tornar-se uma mulher digna de piedade, da minha piedade.

Pegou suas bolsas e as repousou no canto da varanda, esperava pelo táxi e, então, resolveu acender um cigarro. Aquele cheiro me fez lembrar exatamente o porquê da da minha ansiedade na noite anterior por sua partida. Lembrou-me de muitas coisas, de angústias, mágoas e de uma noite. Não! Ela já estava indo, não precisava lembrar daquela noite. Maldita memória que não podemos controlar! Tomei o cigarro de sua mão e joguei no carpete. Ela ficou olhando para mim com semblante choroso, mas não me enganava. Sabia que aquela mulher tinha imenso desejo de me matar, isso se tivesse forças. Mas não tinha. E isso me fazia sorrir, sempre por dentro quando cruzava com ela pelos corredores da casa, e agora meu sorriso estava estampado em meu rosto.

O táxi chegou e corri para dar-lhe as instruções. Quis dizer que, sob hipótese alguma, ele deveria voltar àquele endereço, mas percebi que soaria mal. Ative-me a sussurrar o endereço de destino e, num gesto rápido, depositei uma generosa quantia em sua mão. Se ele não chegasse ao destino seria melhor, mas eu sabia que chegariam. Ela sempre chegava aonde queria. Mesmo que dessa vez não quisesse, chegaria. Porque mais prazer do que fazer o que desejava, tinha ao fazer o contrário do que eu desejava. Lentamente, dirigiu-se ao carro. Aquele instante me pareceu eterno. Fez um gesto de abraço que rapidamente desviei. Um ultimo olhar e os lábios semi serrados tentaram dizer algo, uma frase que não fiz questão de entender.

Fechei a porta. Nenhum adeus. A noite chegou e pude sentir a leveza que há tantos anos esperava. Procurei alguns amigos para sair e beber para comemorar, mas poucos se demonstraram interessados em dividir da minha alegria. Sai sozinho mesmo, precisava ouvir as canções de novos tempos, de tempos de liberdade.

Passava das quatro da manhã quando cheguei em casa, estava tão bêbado que mal consegui abrir a porta. Sentei na poltrona e adormeci. O sol rasgava minha pele e tive certeza que já passava do meio dia. Quando me dei conta de que estava sentado em sua poltrona tive nojo de mim mesmo. Lembrei daquela noite e rapidamente me levantei. O telefone tocou, não esperava ligação, então fui lentamente ao seu encontro.

“Sim, sou eu, pode falar…Não preciso sentar, fale logo, de onde é?…Que tem ela?… Quando aconteceu? Não havia ninguém por perto? Isso é um absurdo!… Desculpe-me, perdi o controle…  O quê? O que ela disse?… Isso não faz muito seu estilo, mas se tu falou eu acredito. Passo aí mais tarde para assinar a papelada. Boa tarde!

Desliguei o telefone sem bem acreditar no que acabava de escutar. Pela primeira vez ouvi seu nome e me dei conta que não a veria mais. Dessa vez, nunca mais. Eu já havia lido alguns artigos sobre isso que estava sentindo, mas nunca achei que seria assim tão forte, que poderia me estraçalhar a alma desta forma. Saudade. Apenas isso. Sentei em sua poltrona e me lembrei daquela noite. Era natal. Éramos felizes. Estava sentado no seu colo e aquela cena era apenas aquilo. Éramos apenas neto e avó.

Um comentário sobre “Era para ser uma estória de amor

Deixe um comentário

